Por que devo me preocupar?

Conhecer e saber tratar as doenças pós-colheita têm importância fundamental, desde a produção até a floricultura, visto que os consumidores tendem a rejeitar qualquer tipo de lesão nas flores.

A infecção das pétalas pode ser a razão do total colapso da flor, diminuindo seu tempo de vida, além de reduzir  o valor ornamental e comercial das hastes.

BOTRYTIS, O QUE É?

A doença causada pelo fungo Botrytis é, provavelmente, a mais comum e mundialmente distribuída em vegetais, ornamentais e frutas, além de ser a doença mais importante em cultivos protegidos por estufas.

Grande parte das rosas produzidas no Brasil é cultivada sob estufa.  Nestas condições o fungo Botrytis  cinerea, agente causal do mofo cinzento, é uma das principais causas de perdas, tanto em pré quanto  em pós-colheita, das rosas  produzidas.

As flores infectadas mostram elevada produção de etileno, o que acelera o desenvolvimento da doença e a senescência dos tecidos e reduz a vida da flor.

COMO EU IDENTIFICO?

Os sintomas causados por Botrytis em rosas  incluem descoloração marrom ou acinzentada, lesões aquosas, com micélio cotonoso cinza claro ou bronzeado que cresce  nos tecidos afetados, sendo restrito às lesões.

O patógeno causa principalmente lesões em pétalas que reduzem o rendimento e qualidade dos botões nas regiões produtoras.

As manchas, inicialmente, são pequenas e amarelas, mas depois se tornam mais largas.

 

E O QUE EU FAÇO?

Para proteger suas flores da Botrytis, a Ecoplanet desenvolveu o pós-colheita de flores Flower, que inibe o desenvolvimento do fungo de flores mesmo já contaminadas.

O Flower, portanto, reduz os prejuízos na cadeia produtiva de flores de corte, proporcionando flores de ótima qualidade e com vida útil prolongada. 

Para melhores resultados do controle da Botrytis, recomendamos a utilização do produto desde a colheita das flores, transporte, armazenagem até a sua conservação.

 

VEJA A DIFERENÇA DE QUEM USA…

Nas fotos, as rosas vermelhas já são tratadas com o Flower desde sua produção, ao contrário das amarelas e rosa claro. A partir delas é possível observar a diferença na qualidade das flores em relação a contaminação pelo fungo Botrytis.

(1) À esquerda, as rosas vermelhas são de produtores que utilizam Flower (2) e (3) As duas à direita são de produtores que não utilizam Flower

 

Você, florista e consumidor, que deseja minimizar seus prejuízos com a Botrytis, utilize também o pós-colheita Flower. Mesmo que a procedência das flores sejam de produtores que não o utilizam e que já estejam contaminadas pelo fungo, o produto proporciona melhora na qualidade e prolonga a vida das mesmas.

As rosas são flores contaminadas com botrytis, mas controladas com o pós-colheita Flower.

As rosas são flores contaminadas com botrytis, mas controladas com o pós-colheita Flower.